É depressão, é transtorno de ansiedade, é crise de pânico, é vida que não é vivida e aproveitada porque falta confiança em si, nas suas capacidades e potências, no seu brilho. E o medo gerencia cada sentimento e pensamento.

Qual a origem de tanto medo e insegurança? Como se criaram? Do que se alimentam?

Eu obviamente já passei e às vezes passo por tudo acima, e num desses momentos me peguei pensando em como desde que somos crianças, somos diminuídos de nossas capacidades. Nossos próprios pais nos enfraquecem, muitas vezes sem perceber porque eles também foram ou estão enfraquecidos. Quando não são os pais são os irmãos, parentes próximos, professores, mas o certo é que isso começa lá no início na infância. E você tem que lidar com os efeitos dessa visão deturpada de você mesmo e suas consequências.

Me recordo claramente de compartilhar uma aspiração profissional quando criança e ouvir frases desestimulantes sobre minha capacidade, intelecto e força de vontade. Frases que por muito tempo marcaram e definiram minhas escolhas, relacionamentos, amizades etc. Eu acreditei no que falaram pra mim.

E não tem impacto somente numa área da vida e sim em todos os outros aspectos, você acaba se achando inadequado, inferior, sem muitos merecimentos. Você cria uma visão distorcida de você mesmo. E vai pela vida encontrando pessoas que agem e pensam em conformidade com esses primeiros pensamentos que ouviu a seu respeito. E o ciclo de sofrimento só aumenta, mas lá no fundo é você quem pode dar o basta e mudar o rumo.

Leva tempo até você entender que não te falaram essas coisas por mal, que não queriam te enfraquecer, simplesmente tinham a mesma visão de si, fraca, pequena, frágil, impotente. A gente não dá o que quer e sim o que é.

Se contarmos durante toda a nossa vida quantas pessoas surgiram que nos motivaram, encorajaram, viram nossos valores, de verdade mesmo, sem falar pra agradar ou pra puxar saco, não tô falando de elogio social. Aquelas pessoas que não olham seu físico e sim sua alma, que não enxergam só o presente limitante e sim projetam a tua melhor versão no futuro, essas pessoas são tão raras na nossa vida. Acho que não enche uma mão. No geral você encontra um monte de gente dizendo que não vai dar certo, que você não pode, não consegue, não é bom o suficiente,  que faz escolhas erradas e que tudo é muito difícil.

Somos todos  muitos feridos essa é a verdade, não com a idéia de culpar os pais por tudo, até porque eles só nos educam por um tempo e depois vira nossa função buscar o auto conhecimento e se desvincular desses pensamentos limitantes que guardamos, se desvincular dessa imagem de inferioridade e inadequação.

E isso mostra o quanto é importante ficarmos atentos ao nosso discurso, ao que promovemos, porque estamos influenciando pessoas o tempo todo sendo nosso filhos, amigos, parceiros, precisamos parar de passar essas limitações e traumas pros outros.

O que eu faço? Tento trazer consciência pra minha vida diariamente, as vezes falho e me deixo levar pela emoção automática em que não sou , não consigo, não posso, não tenho valor e é bem ruim. Mas rapidamente reavalio aquilo tudo e com gentileza revejo a mim, minha história, minhas conquistas, meus valores e coloco aquele sofrimento de volta pra gaveta dele e fortaleço a coragem em mim, nos meus valores, nas minhas potências. Espero um dia colocá-lo numa caixa de depósito, fechar bem e esquecer em algum sotão

Procure pessoas que enxerguem o seu brilho, que vejam sua alma, que todas as vezes que você falar que não consegue, que não tem força ou que tem medo, te mostrem o quanto você tem coragem, força e capacidade de realizar tudo, de ser quem quiser. E não estou falando de ser astro de rock aos 60 anos, o que pode acontecer mas é raro, tô falando de simplesmente ser alguém que confia em si, que se valoriza e com isso se expande e fortalece. Que não se limita por medo de não conseguir, de errar, de sofrer. Procure alguém que te estimule a se superar e encontrar sua melhor versão de si.

E busque ser essa pessoa que enxerga o brilho da outra e que ajuda a aumentar esse poder pessoal que todos temos.

Não acredite em tudo o que falam de você, cada um vê aquilo que tem e cultiva dentro de si.

Beijo da Fabi

Pin It on Pinterest

Share This

Assine a newsletter e fique por dentro de lançamentos e promoções especiais para assinantes.

Junte-se a gente!

Você está inscrito e prometo só enviar coisas legais! :-)