É a vontade a maior força que temos dentro de nós, ela nos expande, nos faz progredir, inventar, criar, transformar.

Dependemos de nossa vontade tanto para sairmos da cama nos dias difíceis, como para inventar um foguete.

Me perguntam como eu comecei a Fabiluli. E quando falo que há dois anos eu sequer tinha uma máquina de costura, que nunca havia usado uma, que simplesmente não sabia nada, que aprendi a fazer bonecos através de tutoriais em outras línguas e livros de outros países, as pessoas se espantam.

– Mas como você nunca fez isso? Eu achava que você costurava e fazia trabalhos manuais desde a infância. Como você aprendeu essas coisas?

Minha resposta é a mais simples que conheço: vontade!

Minha vontade era tão enorme que me forçava e ainda me força a aprender, a tentar mil vezes até chegar perto do que quero.
Não encontrei meu ponto final ainda, não estou nem de longe satisfeita, sei que estou no caminho, mas tenho certeza que estou no início de uma longa estrada, tanto pessoal como profissional e isso é altamente motivador. E a cada tempo que passa eu aprendo mais, tanto com os outros como comigo mesma através dos meus erros e acertos.

Eu adoro assistir as palestras da TED, realmente adoro, aprendo muito e encontro pessoas tão inspiradoras que isso é como uma carga de força. É a energia extra pra te tirar da cadeira e colocar no caminho para a realização de tudo o que você quer.

Há pouco tempo assisti duas muito interessantes a de um artista plástico Shea Hembrey, que não teve a infância artística que muito tiveram, vivia no interior do interior nos EUA e inconformado com a qualidade das obras que via pelas bienais da vida, resolveu ele próprio montar uma bienal e se tornar 100 artistas. Hilário em alguns momentos e muito encorajador.

E a outra é artista também chamada Janet Echelman que com muita vontade e dedicação simplesmente inventou ou participou da invenção, em certos momentos mais específicos, do software e do material que ela precisava para fazer as esculturas lindas e leves que estão ornando vários lugares do mundo.

Ambos tinham limitações de todas as formas, mas a vontade era tanta que fizeram e isso é inspirador! Nada na mão ou pronto, um monte de gente pra falar que era loucura, insanidade, trabalho desnecessário. E eles firmes!

O segredo do Lanterna Verde é o mesmo que devemos exercitar diariamente: vencer o medo e ter força de vontade.

E antes que alguém choramingue e fale que não tem força de vontade, li num livrinho com palestras transcritas do Rudolf Steiner um bom exercício que estou adaptando agora:

“Quando a pessoa falar que não tem força de vontade para fazer algo que ela considera chato ou ruim, como começar uma dieta, fazer exercícios, você pode ensiná-la a treinar a força de vontade. E existe uma forma bem simples: quando ela puder fazer algo prazeroso como por exemplo beber um refrigerante, que ela pode e não vai prejudicar ninguém. Ela usa toda a força de vontade para não beber o refrigerante.”

E óbvio! Fazer contrário ao automático é ter força e dominar a sua vontade. Pronto, já sabe como canalizar a força que precisa, agora é praticar.

Saia da sua zona de conforto e pare de se limitar. Se você pode imaginar pode ser feito.

Medo pra que? Por que? Não sejamos vaidosos! Deu errado? Qual o problema? Talvez você só precise se dedicar mais um pouco, use essa experiência e aprenda com ela. Esqueça os outros, não se perturbe por julgamentos ou por achismos alheios.

Você tem um sonho? Tem aquela vontade louca dentro de você pra se dedicar a algo? Isso vai fazer mal a alguém? Você confia em você? Então vai e mete as caras!

O mundo precisa das pessoas que se arriscam, que confiam em si e que se comprometem com elas e com seus objetivos.

Seja bom, pense bem antes de agir, alinhe suas intenções com as melhores possíveis e siga, com vontade, sem medo e sem parar.
No final você me conta.

 

 

Originalmente postado em 2012

Pin It on Pinterest

Share This

Assine a newsletter e fique por dentro de lançamentos e promoções especiais para assinantes.

Junte-se a gente!

Você está inscrito e prometo só enviar coisas legais! :-)