Escolha uma Página
Como montar um quarto montessoriano?

Como montar um quarto montessoriano?

Montar o quarto do bebê que está chegando é sempre uma alegria. Normalmente pensamos em tudo o que gostamos e escolhemos móveis e utilitários que nos facilitem. Mas será que aqueles móveis altos e estéreis, imaculadamente brancos são interessantes para os bebês? Afinal o quarto vai ser dele!

A pedagogia desenvolvida por Marina Montessori toca na parte do ambiente da criança e o quarto montessoriano tem sido muito solicitado pelos pais. Ele foca na autonomia e integração da criança com o ambiente. Priorizando a auto-educação tudo deve dar liberdade para a criança se sentir segura em explorar.

Por isso ao invés de berço se usa um colchão no chão, assim ele acorda e pode se levantar ou rolar pra fora e explorar aquele mundo de atividades ao seu redor. Se o piso for frio voce pode colocar uma base de madeira ou eva grosso e um tapete embaixo, isso é o suficiente. As cabaninhas na parte de cima da cama são charmosas e protegem de friagens são um ótimo recurso.

Eu particularmente sempre tirei minhas filhas do berços cedo, pois tinha medo que elas pulassem e caíssem, nessa época não sabia sobre a pedagogia, era mais cautela. E sempre optei por berços que podia ser revertidos em mini camas e fazia isso assim que começassem a andar. Se fosse hoje nem compraria um berço, já usaria um futon no chão. O legal do futon é ser feito com materiais naturais como algodão e lã e não um monte de resíduo de petróleo. Eu indico os futons da Bio Futon, da minha amiga Virgínia, o trabalho deles é incrível e super competente. A foto que ilustra o post é de uma sugestão de espaço deles.

Outro recurso interessante no quarto montessoriano é o espelho fixado próximo a cama. Criança adora rostos humanos e se observar e reconhecer a si e seus movimentos é divertido e cria mais autonomia.

Uma barra de segurança, que pode ser um varão de cortina bem fixo vai ajudar o bebê  a ficar de pé, normalmente elas ficam a 50cm do chão, mas depende da altura do seu filho.

O quarto montessoriano cresce com a criança, de tempos em tempos você precisa reajustar a altura das coisas para que elas fiquem sempre na altura da criança, tudo acessível. O quarto não é pra você e sim pra ele. Da mesma forma que adaptamos a casa para um idoso devemos fazer para uma criança.

Prateleiras e armários com livros e brinquedos também devem estar na altura deles. Tanto no quarto como na sala, é legal ter uma prateleira com os livrinhos dele acompanhando os dos adultos mais ao alto.

O ideal é ter poucos brinquedos. Não ceda a tentação de comprar um monte de brinquedos, não tenha caixas e caixas com pedaços de plásticos quebrados levando o caos pra sua vida.

Uma boneca na cama sendo sua companheira e um cesto de tesouros com materiais de diversas texturas, cores e cheiros como pena, pedra, madeira, objetos sonoros, escovas, coisas simples mais diferentes.

Diferente dos adultos que dependem da visão a criança usa todos os seus sentidos, ela está assimilando tudo. Só tenha o cuidado de colocar objetos grandes o suficiente para que ela não engula ou que tenha pontas que possam machucar. E de tempos em tempos troque esses objetos, de preferência por objetos naturais como brinquedos em madeira aos de plástico. Assim a caixa sempre fica interessante.

Esqueça aqueles tapetes de atividades que você compra por uma pequena fortuna no shopping super coloridos e barulhentos, vai no simples, vai ser melhor.

Numa busca rápida no google voce vai encontrar muitos exemplos de quartos montessorianos, o legal é buscar entender sobre o fundamento de cada coisa e assim proporcionar uma experiência de aprendizado mais legal pro seu bebê.

Acho que o mais legal em ter uma criança por perto é o aprendizado constante que ela proporciona tanto dela, como do ser humano e das coisas que nos cercam. Essa oportunidade de recuperar o encantamento com a vida, de aprender coisas novas e valorizar as melhores é incrível e só isso já gera uma enorme gratidão.

Beijocas da Fabi

 

 

 

Nescau saudável, receita de leite vegetal

Nescau saudável, receita de leite vegetal

Eu adoro leites vegetais!

Não lido bem com lactose, é tomar e ficar com muco, então ele foi abolido da dieta, não compro leite já tem alguns anos. E com os leites vegetais pude tomar novamente chocolate quente e agregar mais nutrição e sabor as minhas receitas.

Hoje vou ensinar a receita clássica de chocolate quente aqui de casa.

Eu faço leite de coco com amêndoas da seguinte forma:

Receita para 2 litros

300 gramas de coco. (voce pode comprar o coco e quebrar mas eu prefiro comprar ele já cortado no hortifruti aqui do lado)

1 litro de agua filtrada quente

1 xícara de amêndoas ( voce precisa deixar as amêndoas de molho algumas horas antes, joga a água fora e manda pro liquidificador)

1 litro de água fria

Bate o coco e as amêndoas com 1 litro de água quente e coa com um paninho, depois mistura mais um 1 litro da água filtrada. Se o seu liquidificador comportar 2 litros faz tudo junto, o meu n˜åo comporta então misturo depois.

Eu guardo numa garrafa pet de 2 litros na geladeira. Aqui em casa dura uns 5 dias ou menos por que tem mais gente pra consumir. Se você fizer só pra voce faça a metade da receita.

Com o leite pronto é só levar ao fogo com cacau em pó e algum tipo de açúcar que voce goste de usar.

Mexe bem e finaliza na xícara com canela.

Fica uma delícia. No verão é só gelar, uma versão super saudável do nescau 🙂

Esse mesmo leite eu uso pra fazer mingau de aveia ou de tapioca.

Os resíduos do leite você usa pra tudo: salpicar em frutas, colocar por cima do mingau, fazer bolinhos salgados, bolos doces etc.

Basta colocar numa frigideira e em fogo baixo e ir mexendo até ficar sequinho, soltando das mãos, assim ele vai durar mais tempo. Se quiser depois de torrar pode passar no liquidificador novamente e você terá uma farinha de coco com amêndoas para suas experiências na cozinha.

Adoro experiências culinárias!

Me conta as suas!

Beijocas da Fabi

 

Como cuidar de um cão idoso?

Como cuidar de um cão idoso?

O Zen é meu filho, tá fazendo 14 anos e continua um charme. As pessoas não acreditam que ele tem tanta idade, a aparência dele ainda é de filhote, mas a pelagem branca, os olhos embaçados, os poucos dentes não deixam dúvidas: o xuxu da mamãe está velhinho.

Ele vai ao veterinário 1 vez ao ano e a avaliação é sempre positiva. Há dois anos virou cardiopata, tem um remédio de velho pra tomar, tem uns engasgos, parece que vai morrer quando se afoba mas passa rápido. Fora isso tá ok.

Ele é tão parceiro e querido que lembro da música do filme Toy Storie

Mas reparei que algumas coisas mudaram:

Na madrugada com a casa escura ele estava com o hábito de fazer xixi no tapete da cozinha, que fica no meio do caminho pra área de serviço onde fica seu jornal. Todos os dias de manhã encontrava xixi ali e isso durou uns anos, mesmo que eu tirasse o tapete antes de dormir, ele fazia xixi ali. Mas isso só acontecia de madrugada, ele sempre fez xixi no local certo desde o primeiro dia, nunca teve ataques de raiva ou ciúmes e fez em outros lugares. Eu achava aquilo sem sentido.

Até que tive a sensibilidade de olhar melhor pra ele e perceber que ele podia não estar enxergando tão bem assim e passei a deixar a luz da área de serviço acesa. Resultado: cozinha linda e seca e o xixi da madrugada no lugar certo como sempre.

Outra coisa que notei foi a ausência de dentes, ele tem alguns mas já tem muitas janelinhas abertas na boca e passei a dar ração de filhotes que é menor e ele come melhor. O que ele prefere é comida mas ainda não consegui me organizar pra fazer uma comida bem balanceada pra ele todos os dias, então mantenho a ração pela praticidade.

A festinha quando chegamos em casa ou a lamentação quando saímos aumentou muito. A festinha quando chegamos virou uma euforia com reclamação e quando saio pode ser pra ir a padaria que é do lado ele chora o tempo todo. Agora nos revezamos em casa para que ele não fique sozinho, apesar de ter o gato dele o Tornado, ele prefere a nossa companhia.

O Zen é um querido, tão doce, tão carinhoso, um cachorrinho que só dá alegrias e carinho, sei que o tempo dele não vai se estender muito e aceito isso. Mas com certeza vai deixar uma saudade imensa quando se for.

E voce tem um velhinho em casa?

Me conta.

Beijocas da Fabi

Frida Kahlo, boneca, artista, mulheres incríveis

Frida Kahlo, boneca, artista, mulheres incríveis

Dando início a minha série especial de bonecas: Mulheres Incríveis escolhi a artista Frida Kahlo para abrir minha coleção.

Impossível não falar dessa artista que é um dos únicos casos de “contemporaneidade póstuma” influenciando no comportamento feminino e tendo seu valor artístico reconhecido tanto tempo depois de sua morte por estar tão à frente do seu tempo.

No seu museu na cidade do México você encontra uma exposição e seus trajes tão interessantes e os entende melhor. Você pode estar virtualmente na exposição clicando aqui: https://www.google.com/culturalinstitute/beta/exhibit/6gICPDLcNAzkJA

Lancei uma pequena coleção de bonecas homenagem e em breve farei peças mais complexas inspiradas em sua vida tão sofrida e complicada.

Você pode escolher a sua boneca na loja clicando aqui.

“Mãos que atuam e fazem o bem,
mãos que trabalham e não se detêm,
mãos amorosas que os fracos amparam,
mãos que rezam e sempre rezaram,
mãos que se elevam num gesto profundo,
é dessas mãos que precisa o mundo.””
Rudolf Steiner

Leia mais
Fabilulis na decoração, bonecas decorativas

Fabilulis na decoração, bonecas decorativas

Passei 7 anos fazendo bonecas especificamente sob orientação pedagógica, desde o inicio da Fabiluli sempre quis divulgar a pedagogia waldorf e sua forma de ver a criança, a vida e sua educação, acho extremamente urgente esse cuidado. Sei que minha missão teve muitos frutos, divulguei muito esse conhecimento e muitas famílias incorporaram novos hábitos em  suas vidas. Fico muito feliz por ter cumprido essa missão que peguei pra mim

Agora com mais amadurecimento profissional, iniciando um novo setênio na Fabiluli, sinto necessidade de criar novos bonecas, nem sempre orientadas pedagogicamente ou direcionada a crianças. Dar vida a idéias guardadas há muito tempo.

(mais…)

Muito amor pra todo mundo, campanha dia dos namorados.

Muito amor pra todo mundo, campanha dia dos namorados.

Junho, nosso mês dos apaixonados!

Apaixonados uns pelos outros, pela vida, pelo mundo, por todo mundo.

O estado de espirito que os apaixonados carregam é parte do encantamento tão importante e necessário para vivermos com plenitude e interesse nossas vidas todos os dias.

(mais…)

Qual a importância dos pais fazerem o boneco do filho?

Qual a importância dos pais fazerem o boneco do filho?

Hoje com a vida corrida, todos com pressa, os pais saindo cedo e voltando tarde, mal tendo tempo de ver os filhos e tendo que dar conta de uma lista interminável de atividades profissionais, pessoais e sociais, a pessoa falar que eles deveriam fazer o boneco de seus filhos é quase cruel. Mas se você me der uns minutos de leitura creio que me farei entender e vamos concordar.

Primeiro vamos falar sobre a importância do boneco para a criança, entender essa parte é fundamental. (mais…)

Fotografia na decoração infantil

Fotografia na decoração infantil

Finalmente a decoração de quartos infantis está sendo atualizada, saem os bichinhos tradicionais e entram ilustrações e fotografias de artistas contemporâneos pra atualizar esse segmento tão tradicional e meio passado.

(mais…)

Pin It on Pinterest

Assine a newsletter e fique por dentro de lançamentos e promoções especiais para assinantes.

Junte-se a gente!

Você está inscrito e prometo só enviar coisas legais! :-)