Escolha uma Página

Montar o quarto do bebê que está chegando é sempre uma alegria. Normalmente pensamos em tudo o que gostamos e escolhemos móveis e utilitários que nos facilitem. Mas será que aqueles móveis altos e estéreis, imaculadamente brancos são interessantes para os bebês? Afinal o quarto vai ser dele!

A pedagogia desenvolvida por Marina Montessori toca na parte do ambiente da criança e o quarto montessoriano tem sido muito solicitado pelos pais. Ele foca na autonomia e integração da criança com o ambiente. Priorizando a auto-educação tudo deve dar liberdade para a criança se sentir segura em explorar.

Por isso ao invés de berço se usa um colchão no chão, assim ele acorda e pode se levantar ou rolar pra fora e explorar aquele mundo de atividades ao seu redor. Se o piso for frio voce pode colocar uma base de madeira ou eva grosso e um tapete embaixo, isso é o suficiente. As cabaninhas na parte de cima da cama são charmosas e protegem de friagens são um ótimo recurso.

Eu particularmente sempre tirei minhas filhas do berços cedo, pois tinha medo que elas pulassem e caíssem, nessa época não sabia sobre a pedagogia, era mais cautela. E sempre optei por berços que podia ser revertidos em mini camas e fazia isso assim que começassem a andar. Se fosse hoje nem compraria um berço, já usaria um futon no chão. O legal do futon é ser feito com materiais naturais como algodão e lã e não um monte de resíduo de petróleo. Eu indico os futons da Bio Futon, da minha amiga Virgínia, o trabalho deles é incrível e super competente. A foto que ilustra o post é de uma sugestão de espaço deles.

Outro recurso interessante no quarto montessoriano é o espelho fixado próximo a cama. Criança adora rostos humanos e se observar e reconhecer a si e seus movimentos é divertido e cria mais autonomia.

Uma barra de segurança, que pode ser um varão de cortina bem fixo vai ajudar o bebê  a ficar de pé, normalmente elas ficam a 50cm do chão, mas depende da altura do seu filho.

O quarto montessoriano cresce com a criança, de tempos em tempos você precisa reajustar a altura das coisas para que elas fiquem sempre na altura da criança, tudo acessível. O quarto não é pra você e sim pra ele. Da mesma forma que adaptamos a casa para um idoso devemos fazer para uma criança.

Prateleiras e armários com livros e brinquedos também devem estar na altura deles. Tanto no quarto como na sala, é legal ter uma prateleira com os livrinhos dele acompanhando os dos adultos mais ao alto.

O ideal é ter poucos brinquedos. Não ceda a tentação de comprar um monte de brinquedos, não tenha caixas e caixas com pedaços de plásticos quebrados levando o caos pra sua vida.

Uma boneca na cama sendo sua companheira e um cesto de tesouros com materiais de diversas texturas, cores e cheiros como pena, pedra, madeira, objetos sonoros, escovas, coisas simples mais diferentes.

Diferente dos adultos que dependem da visão a criança usa todos os seus sentidos, ela está assimilando tudo. Só tenha o cuidado de colocar objetos grandes o suficiente para que ela não engula ou que tenha pontas que possam machucar. E de tempos em tempos troque esses objetos, de preferência por objetos naturais como brinquedos em madeira aos de plástico. Assim a caixa sempre fica interessante.

Esqueça aqueles tapetes de atividades que você compra por uma pequena fortuna no shopping super coloridos e barulhentos, vai no simples, vai ser melhor.

Numa busca rápida no google voce vai encontrar muitos exemplos de quartos montessorianos, o legal é buscar entender sobre o fundamento de cada coisa e assim proporcionar uma experiência de aprendizado mais legal pro seu bebê.

Acho que o mais legal em ter uma criança por perto é o aprendizado constante que ela proporciona tanto dela, como do ser humano e das coisas que nos cercam. Essa oportunidade de recuperar o encantamento com a vida, de aprender coisas novas e valorizar as melhores é incrível e só isso já gera uma enorme gratidão.

Beijocas da Fabi

 

 

 

Pin It on Pinterest

Share This

Assine a newsletter e fique por dentro de lançamentos e promoções especiais para assinantes.

Junte-se a gente!

Você está inscrito e prometo só enviar coisas legais! :-)