Escolha uma Página

Escrito por mim e Postado originalmente no site Rio Kids

Já faz tempo que estava com vontade de fazer um post sobre a pedagogia Waldorf, pois só conhecia o assunto muito superficialmente e, como curiosa que sou, gosto de saber das coisas mais a fundo. Foi então que, através do Rio Kids, conheci o maravilhoso trabalho da Fabiana Pereira e pedi para ela escrever um texto sobre o tema!

A Fabiana é uma artesã de bonecas, ou doll maker! Ela produz bonecas Waldorf e vende através de sua loja on-line, a Fabiluli. A história dela e de como ela faz as bonecas é super interessante e vale outro post!

riokids-waldorf5

A Fabiana, que é mãe de três meninas, conheceu a pedagogia Waldorf há quatro anos e se apaixonou! Foi então, que resolveu largar o trabalho anterior para se dedicar ao assunto com foco nas bonecas Waldorf! E precisou estudar a fundo a pedagogia para dar embasamento à criação das bonecas!

A Fabiluli começou pra valer em 2010 e, desde então, ela já criou mais de 500 bonecas manualmente num lento e detalhado processo. Cada boneca leva em média 20 horas para ser criada e não tem cópias, são peças únicas e exclusivas. “Decidi que compartilhar e difundir este conhecimento seria uma forma de ajudar outros pais – que também não a conheciam – a perceber que existe um caminho mais humano e puro de educar seus filhos.”

riokids-waldorf1

riokids-waldorf2

Neste post, vamos conhecer e entender mais sobre a pedagogia Waldorf através do texto escrito pela Fabiana! Veja a seguir:

Falar sobre pedagogia Waldorf no Brasil causa curiosidade, existem poucas escolas aqui mas o número vem crescendo. No Rio existem duas escolas Waldorf, a Micaelis, em Botafogo, e a Província, no Catete!

A pedagogia Waldorf foi criado pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner a quase 100 anos logo depois da primeira Guerra Mundial. A primeira escola Waldorf foi fundada numa fábrica de cigarros a pedido do dono conhecido de Rudolf. Ele pediu que fosse criada uma escola para seus funcionários, mas a pedido destes, a escola foi criada visando o ensino aos seus filhos.

A pedagogia Waldorf é baseada nos conhecimentos da Antroposofia também de criação de Steiner, que abriga também a medicina antroposófica e a agricultura biodinâmica. Tudo isso com o objetivo de educar o homem de forma integral, tendo como principal esforço desenvolver seres humanos capazes de alinhar o pensar, sentir e querer em suas vidas.

Ela reconhece o ser com os corpos físico, anímico e espiritual e respeita o desenvolvimento individual de cada criança. Essa idéia leva em conta as diferentes características das crianças segundo sua idade aproximada. E o ensino nas escolas é dado de acordo com essas características: um mesmo assunto nunca é dado da mesma maneira em idades diferentes. A cada ciclo os mesmos assuntos são vistos de forma diferente.

Nas escolas Waldorf não se aplicam provas, notas e avaliações como nas escolas tradicionais. Além do currículo exigido em escolas comuns como português, matemática… Os alunos também tem aulas de astronomia, teatro, zoologia, botânica, música, trabalhos manuais, artes plásticas, línguas estrangeiras e etc. Para quem está em dúvidas sobre qual jardim de infância matricular seu filho, recomendo uma visita a essas escolas para ver de perto a beleza e simplicidade com que as crianças são cuidadas e educadas.

Sem pressão, um ambiente onde aprender é uma brincadeira, uma alegria. A visão da antroposofia sobre a infância e os cuidados de cada fase são muito peculiares e valem uma reflexão. E pelas palavras do próprio criador: “Não há, basicamente, em nenhum nível, uma educação que não seja a auto-educação. […] Toda educação é auto-educação e nós, como professores e educadores, somos, em realidade, apenas o ambiente da criança educando-se a si própria. Devemos criar o mais propício ambiente para que a criança eduque-se junto a nós, da maneira como ela precisa educar-se por meio de seu destino interior.” Rudolf Steiner.

Eu conheci a pedagogia Waldorf através das bonecas feitas com orientação antroposófica, as chamadas bonecas Waldorf. Onde se usa materiais naturais e cada detalhe, ou falta dele, é pensado para proporcionar a criança experiências sensoriais e emocionais. Normalmente as bonecas são simples e tem poucas expressões o que dá para a criança a possibilidade de exercitar a sua imaginação e dar a boneca a expressão que desejar em cada momento. Isso torna a boneca um grande companheiro que a acompanha por toda a infância.

Para conhecer meu trabalho com bonecas inspiradas na pedagogia waldorf visite o site: www.fabiluli.com.br

riokids-waldorf3

 

 

Pin It on Pinterest

Share This

Assine a newsletter e fique por dentro de lançamentos e promoções especiais para assinantes.

Junte-se a gente!

Você está inscrito e prometo só enviar coisas legais! :-)