Escolha uma Página

Hoje com a vida corrida, todos com pressa, os pais saindo cedo e voltando tarde, mal tendo tempo de ver os filhos e tendo que dar conta de uma lista interminável de atividades profissionais, pessoais e sociais, a pessoa falar que eles deveriam fazer o boneco de seus filhos é quase cruel. Mas se você me der uns minutos de leitura creio que me farei entender e vamos concordar.

Primeiro vamos falar sobre a importância do boneco para a criança, entender essa parte é fundamental.

A boneca é provavelmente o brinquedo mais antigo da humanidade, já teve vários significados e nos tempo atuais é o objeto perfeito para o treino social. É com a boneca que a criança atua no mundo, através dela exerce suas funções de cuidador e experimenta com ela reproduzir o mesmo que experimenta das suas relações. O cuidado e carinho que recebe de seus pais e parentes próximos ou a agressividade que observa ao redor. Em muitos momentos a boneca é o espelho da criança e ela se comunica através dela.

Muitas vezes a criança vai cativar a relação com a mesma boneca por toda a infância, ela pode ter várias bonecas mas sempre terá uma em especial, aquela a qual ela irá se referir como filha, que irá cobrir na hora de dormir e levar pra passear no colo.

Entendendo a importância do boneco para a criança logo vemos que esse objeto, que será cercado de tanto amor e significado, precisa nascer com esses mesmos sentimentos. Então quem melhor que os pais ou familiares para fazer a boneca preferida da criança? Eu não vejo quem. Eu faço todos os meus bonecos com cuidado e muito carinho, adoro dar uns apertões neles, mas não sei quem vai ganhá-los, não imagino cenas específicas na minha cabeça entre a criança e o boneco.

Depois que a infância passa quem não gosta de reencontrar aquela boneca que foi especial? E poder passar ela pro seu próprio filho o quão feliz não é esse momento? Agora imagina se você fez o boneco do seu filho, aquele que colecionou histórias durante a infância, que ficou guardado com carinho enquanto seu filho se tornava um homem e quando o filho do seu filho nasceu esse mesmo objeto cheio de sentimentos passou para o seu neto? Na boa, eu ia chorar de emoção 😀

São laços que se mantêm, são histórias de família, um casal que se reúne num final de semana para fazer juntos o boneco do filho que está a caminho ou que já chegou, repara quanto cuidado, cumplicidade e carinho não é colocado em cada costura e ajuste. Uma avó que vai ser sempre lembrada carinhosamente e que ainda fez o boneco que vai fazer parte da família, e por aí vai… é muito amor envolvido e as pessoas sensíveis sabem enxergar o quanto é grandioso trazer esse momento para sua história familiar.

Agora outro ponto muito sério a se levar em consideração: vivemos todos nesse planeta e deveríamos buscar uma forma boa e justa para que todos possam aproveitar as belezas, físicas e emocionais que essa vida pode nos dar e sabemos que nesse mesmo momento milhares de pessoas, adultos e crianças trabalham de forma escrava pelo mundo. Seja fazendo roupas, brinquedos, utensílios… pessoas produzem algo com dor e sofrimento. Estima-se que 55% dos escravos do mundo são mulheres e 23% crianças, a verdade sobre escravidão é que ela nunca acabou e para que isso algum dia mude precisamos mudar a nossa forma de nos relacionarmos com o consumo. Buscando entender sobre as cadeias produtivas, sobre o nosso impacto nessas cadeias e procurando soluções para diminuir esse problema e carma social que mantemos. No site: http://madeinafreeworld.com/ você vai encontrar uma calculadora que lhe informa de acordo com seu consumo quantos escravos trabalham para manter o seu excesso.

Então com a cadeia produtiva de brinquedos brasileira falida, praticamente toda a produção foi transferida para a China, India e Paquistão, países que comprovadamente usam mão de obra escrava, você percebe que a cada boneco que compra para seu filho faz uso de mão de obra escrava e fomenta essa dor. Queremos tanto deixar um mundo melhor para nossos filhos, mas isso só vai acontece quando formos melhores para o mundo.

O que você prefere dar para seu filho? Algo feito com amor, cuidado e carinho, envolvido em bons sentimentos ou algo jogado e cuspido por uma máquina ou cheio de sofrimento feito por alguém que é obrigado a realizar aquela atividade? Como você vai explicar isso quando ele crescer? Qual o exemplo que você passa pra frente?

Volto a falar que não vejo quem melhor que os pais para fazer esse objeto tão importante e querido para sua criança.

Quando a Fabiluli começou a acontecer na minha vida, tomei conhecimento de muitas coisas importantes e se tornou uma necessidade compartilhar o que aprendia e via. Mas como atingir os adultos? As crianças só tem chance se os adultos conseguirem realizar as mudanças necessárias e ensiná-las. Percebi que temos um momento muito delicado e aberto a mudanças em nossas vidas, que é exatamente quando temos nossos filhos. Estamos impregnados de bons sentimentos, cheios de esperanças e buscando o melhor coletivamente, por isso resolvi atuar fazendo bonecas e focando nos adultos. Eu não vendo bonecas para crianças, eu mostro aos adultos que existem conceitos e valores muito importantes embutidos no ato de dar um boneco a sua criança. E após esse despertar com certeza eles vão seguir caminhos cada vez melhores tanto pra si como para seus filhos , como para os filhos dos outros, porque no fundo somos todos da mesma família e a felicidade só existe coletivamente.

Hoje além de fazer bonecas com as minhas próprias mãos, esse é o me ofício, eu também compartilho o conhecimento ensinando a pais e familiares a fazerem bonecas. Assim eles podem atuar na vida dos seus filhos e dos outros com carinho e cuidado,  preenchendo de boas memórias e histórias sua vida familiar. Existem várias formas de você aprender a fazer os brinquedos dos seus filhos, com certeza uma irá se ajustar as suas necessidades e possibilidades.

O que você vai deixar no mundo? Como será lembrado? O que ensina? Se questione, avalie e mude o que precisa, sempre dá tempo

Beijocas da Fabi

Pin It on Pinterest

Share This

Assine a newsletter e fique por dentro de lançamentos e promoções especiais para assinantes.

Junte-se a gente!

Você está inscrito e prometo só enviar coisas legais! :-)